Chegou a 9ª Expovinho Savegnago!

30.05.2019

 

Hoje começa a 9ª Expovinho Savegnago, o maior festival de vinhos do interior de São Paulo! Nesta edição preparamos muitas informações e dicas para você aproveitar!

 

O que é a Expovinho e o que vai rolar nessa edição?

 

A Expovinho é uma iniciativa do Savegnago para valorizar os produtos oferecidos, entre vinhos, cervejas, destilados, queijos, embutidos e azeites, e mostrar possíveis combinações entre eles!

 

A edição de 2019 vai de 30/05 a 24/07 e acontece em em 16 cidades, contabilizando 43 lojas por todo o estado de São Paulo! O evento conta com lojas ambientadas, atendentes dedicados à seção da Expovinho e muito mais.

 

Que tal já aprender sobre o tema? Confira nossa dicas!

 

Harmonização de vinhos

 

Saber quais pratos combinam com cada vinho não é fácil. É importante conhecer as características de cada produto! Entre as classificações, a mais comum é a diferenciação por cor: tinto, branco e rosé (ou rosado). Confira mais detalhes.

 

Vinho Tinto

 

O vinho tinto recebe este nome por sua cor avermelhada, que varia entre o claro e o escuro, podendo chegar a uma tonalidade próxima ao preto.

 

Para a sua produção costumam ser usadas as uvas Cabernet Sauvignon, Carmenère, Merlot, Malbec e outras. Suas harmonizações são amplas por conta da variedade de uvas.

 

A Cabernet Sauvignon, originária da região de Bordeaux, na França, produz vinhos encorpados, com toque de tanino e aromas herbáceos.

 

Vinhos com mais tanino e mais corpo combinam mais com petiscos fortes e pratos mais pesados, como carnes vermelhas e massas com molhos escuros. Já os vinhos mais leves e menos encorpados harmonizam melhor com entradas leves, como saladas ou bruschettas.

 

A Carménère também é uma variedade originária da região de Bordeaux. No entanto, hoje o Chile é seu maior produtor.

 

Seus vinhos costumam ter taninos marcantes, sabor frutado e um aroma levemente picante. Combinam bem carnes vermelhas com pouca gordura ou carnes de porco, azeitona, peru, queijo muçarela e saladas.

 

Outro tipo conhecido é a uva Merlot, originária também de Bordeaux mas muito popular mundialmente.

 

A uva produz vinhos macios mas encorpados, com sabores frutados e fácil harmonização. Combina com carnes magras; queijos de média maturação e massas leves com tomate ou funghi.

 

Vinho Branco

 

Leve e fresco, o vinho branco é comumente associado ao clima tropical. Seu nome, assim como o do vinho tinto, é relativo à sua cor clara.

 

Os vinhos brancos mais comuns são com as uvas Chardonnay e Sauvignon Blanc, ambas de origem francesa.

 

A Chardonnay, originária da Borgonha, é usada para produzir os vinhos brancos e espumantes mais famosos do mundo.

 

Seu sabor é encorpado, macio e elegante. Harmoniza bem com queijos macios e frescos (brie, ricota etc); queijos semiduros; saladas de folhas sem molhos fortes; aves; peixes e massas com molho branco ou carbonara.

 

A outra variedade de uvas claras é a Sauvignon Blanc, também francesa. Seu vinho é suave, levemente ácido e discretamente herbáceo.

 

Combina com pratos condimentados, queijos ácidos, peixes e frutos do mar com molhos cítricos e risotos.

 

Vinho Rosé

 

Menos popular mas também de alta qualidade, o vinho rosé é leve, fresco e levemente frutado.

 

Seu nome é sua principal característica: a cor rosada ilustra que o rosé é o “meio do caminho” entre o vinho tinto e o branco.

 

Nele são usadas as uvas tradicionais, a diferença está nas três técnicas possíveis: maceração (deixar o mosto em contato com a casca), corte (cuidadosamente misturar um vinho branco e um tinto) e sangria (acrescentar parte do suco de um tanque a outro).

 

Sua harmonização é fácil e semelhante à dos vinhos brancos, com pratos leves, frutos do mar, peixes, queijos, saladas e carnes brancas.

 

Não gosto de vinho! E agora?

 

Quer aproveitar a Expovinho mas não é fã da bebida? Não tem problema!

 

Nossa seleção foi especialmente preparada com outras variedades de bebidas.

 

Destilados

 

Nesta edição separamos o melhor dos destilados para você. São diversas marcas e tipos de vodka, cachaça, whisky, licor, gin, conhaque e muito mais!

 

Escolha seus favoritos aqui.

 

Cervejas

 

O Savegnago destinou uma seção especial para essa bebida tão amada! A diversidade de rótulos inclui cervejas pilsen, weiss, IPA, Pale Ale, escuras e mais muitas opções!

 

Curtiu? Acesse a página da 9ª Expovinho e aproveite tudo que o Savegnago separou para você!

 

Please reload

CATEGORIAS

© 2016 por Shalon Propaganda. Todos direitos reservados a Rede Savegnago.

Please reload

  • Facebook Social Icon
  • instagram
  • Twitter Social Icon
blog do savegnago