blog do savegnago
  • Facebook Social Icon
  • instagram
  • Twitter Social Icon

Vinho branco: curiosidades e harmonização

25.06.2019

 

O Vinho Branco é apreciado por sua leveza e frescor característicos, isso porque a maioria deles possui uma elevada e marcante acidez - principalmente aqueles mais secos e jovens. 

 

Geralmente são vinhos produzidos a partir de uvas brancas e sua coloração varia do mais pálido amarelo esverdeado até o dourado-âmbar, dependendo da variedade da uva, tipo de fermentação ou tempo de envelhecimento.

 

Alguns tipos de uvas são:

 

Chardonnay: originária da região da Borgonha, na França, é uma uva bastante versátil e que apresenta características diferentes de acordo com o tipo de solo onde é cultivada. Seu vinho pode ser frutado e de médio envelhecimento, é um dos poucos que se beneficia da fermentação em barris de carvalho.

 

Sauvignon Blanc: nativa de Bordeaux e do Vale do Loire, na França, também é bastante encontrada na Nova Zelândia. Mais ácida, ela produz vinhos leves e que são ótimos para serem degustados no verão, além de ideais para harmonização. Seus aromas são herbáceos e de frutas cítricas com toques minerais.

 

Moscato ou Muscat: uva Italiana, proveniente da bacia do Mediterrâneo,  é muito frutada e aromática. Produz vinhos de consumo breve, leves e com boa acidez.

 

Tipos de Vinho Branco

 

Leves e Refrescantes

 

São vinhos jovens, de pouco corpo e acidez acentuada. Suas principais características são: leveza, frescor e, em alguns casos, a mineralidade do paladar. Devem ser consumidos em temperatura de 8 a 10°C.

 

Aromáticos

 

São vinhos que possuem intenso perfume de flores e frutas. Podem ser doces, o que os tornam a melhor opção para paladares mais sensíveis e por quem está começando a degustar a bebida. Devem ser consumidos em temperatura de 8 a 10°C.

 

Encorpados

 

São vinhos mais ricos e densos, de menor acidez e geralmente amadurecidos em barris de carvalho — o que lhes conferem aromas e sabores complexos, além de maior potencial de envelhecimento em garrafa. Devem ser consumidos em temperatura de 10 a 12°C.

 

OBS: vinhos encorpados devem descansar abertos, antes do consumo, por cerca de 20 minutos, para abrir o seu floral e a mineralidade do paladar.

 

Harmonização

 

Vinhos Brancos leves e refrescantes: combinam com saladas, antepastos e canapés, principalmente se houver a presença de algum ingrediente de considerável acidez, como o tomate, por exemplo. Também harmonizam bem com queijos frescos e curados, frutos do mar e massas com molho simples.

 

  • Dica de rótulo: Antico Ducato e Cella.

 

Vinhos Brancos Aromáticos: combinam com queijos semimoles (Edam, Taleggio, Gouda), pizzas com queijo e molho de tomate e carnes brancas.

 

  • Dica de rótulo: Quinta da Archeira e Arpeggio Terre.

 

Vinhos Brancos Encorpados: massas com molhos mais untuosos, pizzas com frango ou catupiry e queijos brancos moles (Brie, Camembert, Coulommiers).

 

  • Dica de rótulo: Gran Tarapacá e Marques Casa Concha.

 

É recomendado que o consumo do vinho branco seja logo após a sua abertura, aproveitando todo o seu frescor. No entanto, também é possível apreciá-lo guardando-o na geladeira por até 3 dias.

 

Gostou das dicas? Então acesse a página especial da Expovinho e aproveite toda a variedade que temos para você.

 

Projeto Nutriação

Nutricionista: Erika (CRN 51228)

Loja atendida: 11 - Franca

 

Please reload

CATEGORIAS

Please reload

© 2016 por Shalon Propaganda. Todos direitos reservados a Rede Savegnago.