Frutas do outono

21.03.2019

 

O outono no Brasil começou ontem, dia 20 de março, e vai até o dia 21 de junho, quando se inicia o inverno. Aqui no Hemisfério Sul, o Outono é caracterizado por temperaturas amenas e muitas folhas secas no chão - indicando a transição das estações.

 

Apesar de ser uma estação com temperaturas mais amenas, o surto de doenças como sinusite, asma, bronquite, gripe e alergias é muito comum - isso porque nossa imunidade cai consideravelmente e ficamos expostos a diversos vírus que circulam no ar.

 

Uma dica de ouro para quem quer evitar possíveis doenças durante o outono (e claro, todas as outras épocas do ano), é apostando no aumento do consumo de frutas, verduras e legumes na dieta.

 

E já que estamos falando em dar aquele upgrade na imunidade do seu corpo, porque não falar das frutas da estação - que são ainda mais benéficas para o nosso organismo? Veja só o que separamos para você.

 

1. Abacate: aumenta o colesterol bom

 

 

O abacate contém gordura monoinsaturada, a mesma que encontramos no azeite, e é muito benéfica para nossa saúde cardiovascular. Além disso, a fruta também possui alta concentração de zinco, selênio e vitamina E, que combate os radicais livres.

 

Benefícios do abacate

 

  • Melhora a saúde da pele e dos cabelos

  • Ajuda a controlar os níveis de colesterol

  • Aumenta a saciedade (por conter fibras)

  • Fornece energia, ajuda a quem pratica atividade física (auxiliando na hipertrofia muscular por conter proteínas)

  • Possui ação antiinflamatória

  • Melhora o funcionamento do cérebro e a capacidade de memória

 

O abacate pode ser consumido puro, em saladas ou, claro, em forma de uma deliciosa vitamina com leite.

 

2. Mamão: rico em fibras

 

 

O mamão é uma fruta rica em antioxidantes (como os carotenóides, vitamina C e flavonóides), possui alta concentração de vitaminas do complexo B, além de muita fibra e minerais como cobre, potássio e magnésio. Por conta de todos esses nutrientes, o mamão se torna uma fruta que ajuda na promoção da saúde do sistema cardiovascular e na proteção contra o câncer de cólon.

 

Ele possui ação anti-inflamatória, diurética e laxante - sendo um aliado fundamental para o tratamento da constipação intestinal.

 

3. Goiaba: a fruta multivitaminica

 

 

A goiaba é outra fruta da estação que é altamente benéfica para o nosso organismo. Ela pertence à família dos carotenoides e por isso tem poder antioxidante. Além disso possui alta concentração de cálcio, fósforo, ferro e fibra - por conta disso, ela ajuda na saúde dos dentes, ossos e coração.

 

O ideal é que a fruta seja consumida com casca, que contém pectina - fibra que promove a saciedade e, consequentemente, diminui os picos de insulina no sangue.

 

4. Maracujá: a fruta calmante

 

 

O maracujá é conhecido como uma fruta calmante, por conta de algumas substâncias que estão presentes na mesma. A fruta é uma fonte riquíssima de vitamina C e sua casca possui alto concentração de fibras.

 

Para aproveitar os benefícios da casca - que muita gente descarta na hora do consumo - o ideal é higienizá-la, deixá-la secando e depois moê-la. Desta forma, você pode usar a farinha em suas refeições bem como com um danone ou em uma saborosa salada de frutas.

 

Dica da nutri: melão

 

Já que estamos falando sobre as frutas da estação, porque não falar sobre o melão.

 

O melão é uma fruta muito refrescante e, por isso, é ótima opção para amenizar o calor da nossa cidade. Assim como as frutas que mencionamos anteriormente, o melão possui muitos benefícios como:

 

  • Ótimo para manter a saúde da pele e dos cabelos;

  • Rico em vitaminas A e C que ajudam a combater radicais livres que causam danos às células e sinais de envelhecimento;

  • A vitamina C, além de auxiliar o fortalecimento do sistema imunológico, também ajuda na síntese do colágeno;

  • Ajuda a manter o controle da pressão arterial;

  • Rico em potássio, mineral essencial no controle e manutenção dos níveis de pressão;

  • Auxilia no bom funcionamento do intestino;

  • O melão é rico em água e fibras, que ajuda no tratamento de constipação intestinal.

 

Suco de melão com hortelã

 

 

 

Ingredientes

 

  • 1L de água

  • ½ melão

  • 10 folhas de hortelã

 

Modo de Preparo

 

Bata todos os ingredientes no liquidificador e pronto. É só adicionar gelo e sirva!

 

Como escolher um bom melão?

 

  • A casca não deve ser muito firme, mas também não muito mole

  • Pressione o “umbigo” (parte inferior) do melão. Se ele ceder, está no ponto

  • Balance o melão. Se as sementes estiverem soltas, ele está no ponto

 

Agora que você já conhece algumas das principais frutas da estação, conte com o hortifruti Savegnago e faça a feira!

 

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