Dia Mundial da água: 6 dicas para economizar

22.03.2019

 

Hoje, 22 de março, é comemorado o Dia Mundial da Água. A data tem como objetivo alertar a população de todo o mundo sobre a importância de preservar nosso bem mais precioso. E para aproveitar a deixa, nós temos uma pergunta: como você economiza água no seu dia a dia?

 

Em tempos de crise hídrica, é importante buscar algumas formas eficazes para evitar o desperdício de água. E ao contrário do que muita gente imagina, fazer isso é muito fácil: com apenas algumas mudanças no dia a dia é possível ajudar (e muito!) o planeta onde vivemos.

 

Por isso, se você, assim como nós, também quer aderir práticas mais sustentáveis no dia a dia, é só continuar lendo este post. Confira!

 

1. Tome banhos mais curtos

 

Evite tomar banhos longos, isso porque podem gastar mais de 250 litros de água. No entanto, optando por banhos rápidos a economia pode chegar a 200 litros.

 

Também é legal desligar o chuveiro enquanto se ensaboa e ligá-lo apenas quando for se enxaguar. Desta forma é possível reduzir (e muito!) a quantidade de litros de água que são usados em um só banho.

 

2. Troque a válvula de parede por um sanitário com caixa acoplada

 

Essa é uma das dicas mais valiosas da nossa lista, pois ainda é muito comum encontrar casas que possuem esse tipo de válvula de descarga. Para você ter ideia, em apenas uma descarga, banheiros com esse tipo de válvula de parede consomem cerca de 15 litros — enquanto vasos sanitários com caixa acoplada consomem cerca de 6 litros por uso.

 

3. Torneira sempre fechada

 

Fique atento as torneiras da sua casa - estando ela em funcionamento ou não. Uma torneira aberta, por exemplo, normalmente consome cerca de 10 a 20 litros a cada minuto aberta. No entanto, se ela estiver pingando pode gastar até 50 litros por dia, ou seja, quase 1500 litros por mês.

 

4. Lave as roupas com menos frequência

 

Para economizar água, uma boa saída é diminuir a frequência na qual você lava as roupas. O ideal é esperar a máquina encher completamente e evitar usá-la pela metade ou com apenas algumas peças. Pra você ter uma ideia, uma máquina de 5kg consome cerca de 135 litro a cada uso.

 

5. Não utilize mangueiras

 

Seja para lavar o carro, o quintal ou regar as plantas, não utilize a mangueira. Se usada por 15 minutos, ela consome cerca de 180 litros de água. Para limpar o carro aposte em um pano úmido e um balde; no quintal, reaproveite a água da máquina de lavar; e para regar as plantas, use e abuse do regador.

 

6. Limpe a louça antes de lavar

 

Pode parecer algo estranho, mas te ajudará a economizar (muita!) água. Quando não retiramos o excesso de comida do prato, o exagero na hora de colocar detergente e enxaguar as louças é quase que instantâneo.

 

Por isso, retire o excesso de sujeira dos pratos, talheres, copos e panelas e só depois abra a torneira para ensaboar e enxaguar os itens.

 

E ah, no caso de máquina de lavar louça é bom lembrar: ligue-a somente quando a mesma estiver cheia - para evitar desperdício de água.

 

Mudanças que fazem a diferença

 

Viu como pequenas mudanças no dia a dia podem ajudar a tornar o mundo um lugar muito melhor? Contamos com você para manter o planeta sempre saudável!

 

Please reload

CATEGORIAS

© 2016 por Shalon Propaganda. Todos direitos reservados a Rede Savegnago.

Please reload

  • Facebook Social Icon
  • instagram
  • Twitter Social Icon
blog do savegnago