Azeites e Temperos

11.12.2019

Eles moveram grandes acontecimentos

 

 

Basta se aprofundar mais nos estudos de História para saber que alguns alimentos foram importantes para grandes acontecimentos do passado.

 

Durante o século XV e o início do século XVI, Portugal e a Espanha iniciaram as grandes navegações em busca de especiarias, novos mercados e novas terras.

 

Como se pode perceber, há séculos os temperos e as especiarias são importantes: não só para dar sabor, mas também para conservar alimentos em tempos em que não havia métodos de conservação adequado.

 

O azeite também teve e tem seu papel de importância ao longo da história. Comumente retratado em moedas ou como símbolo da imortalidade nos túmulos, era também chamado de “ouro líquido”, graças à denominação dada por Homero.

 

O Blog do Savegnago trouxe dicas e informações sobre azeites e temperos para você aproveitar ao máximo esses presentes da natureza!

 

Temperos, Ervas e Especiarias

 

Imbatíveis para temperar alimentos e pratos, tanto doces quanto salgados, os temperos, as ervas e as especiarias são parte importante de um cardápio de alimentação equilibrada. Conheça mais sobre eles:

 

Folhas mais que especiais

 

 

 

Ervas são plantas aromáticas que servem para dar sabor aos alimentos e também para trazer benefícios para a saúde.

 

São alguns exemplos de ervas a salsinha, a cebolinha, o manjericão, o coentro, o alecrim, o tomilho, o louro, a hortelã, a sálvia e a manjerona.

 

Muito comum na alimentação do brasileiro, a salsinha por exemplo pode ser usada para aliviar cólicas menstruais. O orégano, usado com frequência na pizza, é um dos combatentes da bactéria responsável pelas úlceras gástricas e duodenais.

 

Veja alguns exemplos de como usá-las:

 

Alecrim: refrescante, é bastante usado para dar frescor em carnes, assados, queijos e molhos frios. Para quem gosta de ousar, o alecrim combina com alguns drinks frescos de verão!

 

Louro: comumente usado para temperar feijão, fica também muito bom em pratos de carnes bovinas e suínas.

 

Coentro: fresco e marcante, combina com peixes, frutos do mar, saladas e caldos.

 

Tomilho: ótimo para carnes vermelhas e frango, além de molhos, caldos e queijos. Fica especialmente bom em pratos de carne vermelha com manteiga!

 

Diferentes sabores em diferentes formatos

 

 

Elas são comumente usadas por seus benefícios à saúde. Por exemplo, a canela possui propriedades antioxidantes e diuréticas e o açafrão possui efeito anti-inflamatório e antioxidante, podendo ajudar a prevenir a doença de Alzheimer, doenças cardiovasculares e cancro.

 

Saiba como usar algumas especiarias:

 

Açafrão: muito usado em carnes, arroz, grãos, frutos do mar e galinhadas.

 

Anis-estrelado: utilizado em caldos, doces, bolos e chás. Seu sabor é tão refrescante que foi usado por muito tempo também para evitar o mau hálito.

 

Cominho: com sabor terroso e marcante, combina com carnes, molhos, saladas e chás.

 

Cardamomo: adocicado e apimentado, fica bom em doces e salgados, mas com cuidado porque é bem marcante. Fica especialmente bom em biscoitos e no café.

 

Combinações incomparáveis

 

 

Embora seja comum usar a palavra “tempero” para se referir a ervas ou a especiarias, os temperos são na verdade misturas entre ervas, entre especiarias ou ambas.

 

Alguns exemplos famosos de temperos são:

 

  • Cheiro Verde (salsinha e cebolinha);

  • Chimichurri (alho e cebola secos, pimenta-do-reino, salsinha, orégano, tomate seco em flocos e louro);

  • Ervas Finas (manjericão, orégano, sálvia, tomilho, alecrim e manjerona);

  • Ervas de Provence (manjerona, alecrim, tomilho, flores de lavanda, manjericão, louro e segurelha);

  • Zatar (tomilho, orégano, manjerona, gergelim torrado, cominho);

  • Pimenta-síria (pimenta-do-reino, pimenta-da-jamaica, canela, cravo e noz-moscada);

  • Curry (gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos)

 

 

Azeite de oliva, o óleo apaixonante

 

 

 

Um dos óleos comestíveis mais utilizados em todo o mundo, o azeite é o óleo extraído de azeitonas maduras é famoso por seus benefícios à saúde e sua versatilidade na cozinha.

 

Os tipos mais famosos são o extra-virgem (acidez menor ou igual a 0,8%) e o virgem (acidez entre 0,8% e 2,0%). Versátil, o azeite pode ser usado na finalização dos pratos ou em refogados simples. Combina com saladas, peixes, carnes, legumes, tortas, sopas, entre outros.

 

É um alimento rico em ácidos graxos monoinsaturados, especialmente o ômega-9, que atua na redução do LDL (o colesterol “ruim”) e no aumento do HDL (o colesterol “bom”). Também possui ação antioxidante e protege contra doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

 

Crie pratos deliciosos com o Savegnago!

 

Seja com o azeite, seja com ervas e especiarias, no Savegnago você encontra os ingredientes perfeitos para criar pratos deliciosos! Continue de olho no nosso blog para mais dicas imperdíveis!

Please reload

CATEGORIAS

© 2016 por Shalon Propaganda. Todos direitos reservados a Rede Savegnago.

Please reload

  • Facebook Social Icon
  • instagram
  • Twitter Social Icon
blog do savegnago