Benefícios do Açaí + Receita deliciosa

14.08.2019

 

O açaí, fruto proveniente do açaizeiro, é típico da região norte do país. Fonte de vitaminas e minerais (como cálcio, ferro, potássio, magnésio e vitaminas C e E), o açaí também possui alto poder antioxidante; sendo dez vezes maior se compararmos com a amora, morango e uva preta, frutas ricas em fibras e gorduras poli-insaturadas (boa).

 

O açaí, durante muito tempo, foi cultivado somente em solo amazônico; no entanto, com o tempo, caiu no gosto popular - iniciando uma grande onda de modismo mundo afora!

 

Sua safra acontece de Agosto até o mês de Novembro, e é nesse período que a fruta expressa o seu máximo em sabor e aroma.

 

O fruto é colhido, higienizado e moído, originando uma pasta de textura arenosa e ligeiramente amarga.

 

A recomendação diária é, em média, de 100 a 200 ml de polpa, sendo que cada 30 ml oferece 110 kcal.

 

O modo de cultivo, preparo e consumo varia entre as regiões. Enquanto que no Norte do país a polpa é utilizada como acompanhamento de pratos salgados à base de peixes ou com farinha d’água e tapioca, aqui no estado de São Paulo, por exemplo, o açaí é muito apreciado de forma doce e como sobremesas. 

 

Muito se falam dessa fruta e seus benefícios, por isso, listamos alguns deles:

 

● É um alimento fitoterápico, ou seja, possui ação direta dentro das células - protegendo o nosso organismo contra o envelhecimento precoce, auxiliando na neutralização e eliminação dos radicais livres;

● Auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares, reduzindo o LDL - colesterol ruim;

● As fibras alimentares presentes na fruta, além de atuar no bom funcionamento do intestino, pode também ajudar na saciedade;

● Altamente energética, seu consumo diário é muito interessante para quem pratica atividades físicas regularmente. 

 

CURIOSIDADES

 

 

1. AÇAÍ ENGORDA? Depende da forma que é consumido!

 

A fruta natural (ou a polpa da fruta pasteurizada e congelada) deve ser consumida sempre respeitando as recomendações diárias e a adequação ao plano alimentar. É muito recomendada para crianças e idosos, para o desenvolvimento e manutenção dos ossos pela presença do cálcio.

 

Já o açaí na sua forma industrializada, com adição de xaropes de frutose e guaraná, ou acrescidos de outros açúcares para aumentar a sua palatabilidade como leite condensados, em pó, caldas doces, chocolates, chantilly, entre outros, além de conferir muitas calorias a mais do habitual, podem também contribuir para o aparecimento de doenças crônicas como diabetes, arterosclerose, hipertensão...

 

2. O Açaí pode ser consumido no pré e pós-treino? Com certeza! 

 

O açaí auxilia na prevenção de lesões musculares, melhora o rendimento dos treinos, aumenta a força dos músculos e auxilia na perda de peso.

 

Pré-treino: aconselha-se consumir a fruta ou polpa até 30 minutos antes de qualquer atividade física — aumentando a demanda de energia e garantindo o término das atividades sem fadigas.

 

Pós-treino: consumir a fruta ou polpa após as atividades caso o objetivo principal seja o ganho de massa muscular.

 

Dicas da Nutri

 

Opte por consumir o açaí como sobremesa em substituição as sobremesas industrializadas - que geralmente são elaboradas com açúcares e gorduras hidrogenadas em excesso, como por exemplo, as taças de sorvetes.

 

Apesar do açaí ser calórico, podemos transformá-lo numa opção mais saudável consumindo-o com frutas naturais, castanhas diversas, cereais, mel, batata Yacon (mais conhecida como “batata para diabéticos”), água de coco e bebidas vegetais.

 

O açaí escolhido deve ser o mais natural possível, de preferência orgânico, sem adição de xaropes de guaraná, corantes, conservantes e aromatizantes, para isso, fique atento aos rótulos.

 

Lembrem-se: quanto maior o número de ingredientes adicionados no açaí, maior será o seu valor calórico e menor o seu valor nutricional.

 

Aproveite e confira um dia deliciosa e super saudável!

 

CHOCOLATE QUENTE DE AÇAÍ

 

Ingredientes

 

200 ml de bebida vegetal (castanha de caju, amêndoas, aveia, coco...)

1 colher de sobremesa de cacau 100% ou 1 colher de sopa de cacau 70%

100 gramas de polpa de açaí 

1 colher de mel ou xilitol

1 colher de canela em pó 

 

Modo de Preparo

 

Junte todos os ingredientes numa panela em fogo baixo, mexendo até derreter o chocolate. Quando o líquido homogêneo começar a ferver, desligue o fogo.

 

Sirva numa caneca e use a canela como decoração ou para esfriar e finalize polvilhando o cacau em pó.

 

Bom apetite!!!

 

Projeto Nutriação

 

Nutricionista: Rafaella Cartolano (CRN: 14476)

Loja atendida: 20 - Ribeirão Preto

 

Please reload

CATEGORIAS

© 2016 por Shalon Propaganda. Todos direitos reservados a Rede Savegnago.

Please reload

  • Facebook Social Icon
  • instagram
  • Twitter Social Icon
blog do savegnago