Benefícios do vinho para saúde

11.07.2019

 

Acredita-se que o vinho é considerado um excelente aliado à nossa saúde e isso não é de hoje. Séculos atrás, monges acreditavam que por consumir regularmente essa bebida, eles viviam mais do que o resto da população e ainda usavam com propósito de tratar doenças.

 

O vinho contém muitas substâncias que fazem bem à nossa saúde e que podem até mesmo prevenir doenças, e uma delas é o resveratrol. O resveratrol, encontrado principalmente na casca da uva, é uma substância da família dos polifenóis, que atuam como potentes antioxidantes, pois reduzem a oxidação do colesterol (LDL).

 

Os melhores vinhos são os tintos, produzidos a partir das uvas Tannat, Cabernet Sauvignon, Merlot e Syrah, pois contém maior teor de resveratrol e são ótimas fontes de ferro, zinco, cobre, cromo, selênio, cobalto, iodo e manganês.

 

Além dos benefícios citados acima, o vinho, se consumido de forma moderada e com regularidade, reduz a produção de colesterol “mau” (LDL) e estimula a produção de colesterol “bom” (HDL), ajudando a diminuir as ocorrências de doenças coronárias. Ele também reduz riscos de AVC (acidente vascular cerebral) e evita a arteriosclerose.

 

Atenção na quantidade, pois em doses elevadas ele aumenta a pressão e o risco de derrame, além de conter álcool que é tóxico e é um agressor do fígado. A recomendação é de duas taças (300 a 400ml) diárias pra homens e uma (200ml) para mulheres, pela diferença de organismos de cada um pra a absorção do álcool.

 

Para o melhor aproveitamento de todos esses benefícios, é indicada a prática de atividade física com regularidade, pois funcionam como estímulo pra que o corpo consiga funcionar corretamente e absorver todas as qualidades do vinho.

 

Projeto NutriAção

Nutricionista: Camila de Name Romero

CRN: 3 53087/p

Loja: 33 - São Carlos

 

Please reload

CATEGORIAS

© 2016 por Shalon Propaganda. Todos direitos reservados a Rede Savegnago.

Please reload

  • Facebook Social Icon
  • instagram
  • Twitter Social Icon
blog do savegnago