NutriAção: Os benefícios da Laranja

21.06.2019

 

 

O inverno começou hoje e nós bem sabemos que, nessa época do ano, onde o clima torna-se mais frio e seco, as doenças respiratórias surgem aos montes. Por isso, é importante dar aquela reforçada no sistema imunológico consumindo alimentos ricos em vitamina C - também conhecida como Ácido Ascórbico.

 

A vitamina C é essencial à saúde, pois é um co-fator em diversos processos fisiológicos, imunológicos, endocrinológicos, neurológicos e digestivos do nosso corpo.

 

Essa vitamina desempenha papel fundamental no desenvolvimento e regeneração dos músculos, pele, dentes e ossos, na formação do colágeno, na regulação da temperatura corporal, na produção de diversos hormônios, ou seja, no metabolismo em geral.

 

Já foi comprovado que essa vitamina tem importante ação antioxidante, participando no combate aos radicais livres, potencialmente perigosos à saúde humana. Além de facilitar a absorção do ferro da nossa alimentação.

 

A importância nutricional dessa vitamina hidrossolúvel está estabelecida há muito tempo. Sabe-se que sua deficiência causa escorbuto, enfermidade caracterizada por sangramento da gengiva, dificuldade na cicatrização de feridas, fadiga e anemia.

 

A laranja costuma ser o alimento mais ligado à vitamina C e, apesar de não ser o fruto com mais  quantidade desta vitamina, possui uma quantidade bem considerável desse nutriente: cerca de 57mg por 100g (aproximadamente o peso de uma laranja).

 

Segundo estudos da UNESP, a ingestão regular de suco de laranja pode atuar positivamente para reduzir os fatores de risco para hipertensão.

 

O ideal é consumir a fruta inteira e não somente na forma de suco, porque a maior parte das fibras está em seu bagaço (um bom exemplo é a pectina) - auxiliando assim no controle da taxa de glicose no sangue, se tornando grande aliada no combate do diabetes, e também exerce efeito protetor contra mudanças negativas do nosso perfil lipídico, diminuindo o risco de eventos cardiovasculares.

 

A casca é rica em flavonóides, que são compostos com função antioxidante e anti-inflamatória. Para aproveitá-la, coloque em preparações como chás ou as raspas em doces ou salgados, como carnes, bolos e purês.

 

Pelo fato de estar na safra da laranja, a fruta está nutricionalmente muito rica no inverno e as suas propriedades são melhor aproveitadas, o que explica o papel fundamental do consumo da laranja nessa época do ano.

 

Vale lembrar que, para reforçar os mecanismos de defesa do corpo durante o ano todo, é importante possuir um estilo de vida saudável, consumindo carnes magras, menos alimentos processados e realizando a prática de exercícios físicos associado ao uma boa hidratação.

 

Potencialize seu sistema imunológico

 

SUCO DE LARANJA COM GOJI BERRY

 

Ingredientes

 

  • 2 laranjas

  • 1 colher (sopa) de goji berries desidratadas (fruta também fonte de vitamina C)

  • 1 folha de couve

  • 1 colher (chá) de gengibre

  • 1/2 xícara (chá) de água de coco

  • Gelo a gosto

 

Modo de preparo

 

Deixe as goji berries de molho na água de coco por 15 minutos. Higiene a couve e pique-a. Esprema as laranjas e rale o gengibre. Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar homogêneo. Coloque gelo a gosto e sirva em seguida.

 

Quer dar aquele up em seu sistema imunológico? Então acesse a nossa categoria de Hortifruti (ou corra para o savegnago mais próximo) e aproveite toda a nossa variedade.

 

Projeto NutriAção

 

Nutricionista: Fabiana Ruiz Gamito Martins (CRN 24500)

Loja atendida: 18 - Bebedouro

 

Please reload

CATEGORIAS

© 2016 por Shalon Propaganda. Todos direitos reservados a Rede Savegnago.

Please reload

  • Facebook Social Icon
  • instagram
  • Twitter Social Icon
blog do savegnago