blog do savegnago
  • Facebook Social Icon
  • instagram
  • Twitter Social Icon

Ovo de galinha, cuidados para armazenar e comer

11.02.2019

 

Antes visto como um dos vilões da alimentação saudável, o ovo de galinha passou a ser considerado, após diversas pesquisas e estudos, um dos alimentos mais completos, benéficos e acessíveis que existem. Por incrível que pareça, profissionais da saúde podem recomendar o ovo até a quem está querendo emagrecer.

 

Os ovos de galinha são uma excelente fonte de nutrientes importantes, como proteínas, minerais, aminoácidos e vitaminas A, E, B12, B3 e B12. Associado a isso, outro benefício no consumo do ovo é seu preço, que costuma ser barato, além de ser facilmente encontrado em supermercados, mercadinhos e mercearias de bairro.

 

Apesar dos benefícios, os ovos de galinha precisam de cuidados para que haja máximo aproveitamento de tudo que oferecem. Tanto o ovo de granja quanto o caipira (de quintal) exigem atenção no armazenamento e no preparo ou forma de consumir. Isso acontece porque o ovo é um produto de proteção frágil, fazendo com que possa estragar com facilidade. A não higienização pode levar à contaminação por bactérias que podem causar infecção intestinal.

 

Por esse motivo, para garantir a durabilidade dos ovos e evitar algum mal estar ou problema de saúde, confira abaixo dicas importantes e fáceis de serem postas em prática.

 

Cuidados para armazenar

 

Guardar na geladeira: sob refrigeração, os ovos têm sua vida útil aumentada, demorando mais tempo para estragar.

 

Onde acomodá-los: outra dica importante é sempre colocá-los no interior da geladeira, para mantê-los sob refrigeração constante. Ao colocar os ovos na porta da geladeira, haverá um aumento na temperatura sempre que a porta for aberta, o que poderá ocasionar diminuição da vida útil e aumentar o risco de proliferação de bactérias, sobretudo a salmonela.

 

Lavar somente antes de consumir: o ovo possui uma película protetora natural que recobre toda sua casca e o protege contra bactérias que podem causar sua contaminação e deterioração. Essa película serve para manter o ovo protegido do meio externo e é responsável por fazer com que o ovo demore mais tempo para estragar. Por esse motivo, nunca lave o ovo para guardar na geladeira, guarde-o como ele foi comprado.

 

Evitar tombos e quedas: por menor que seja a queda ou tombo, a casca do ovo pode sofrer pequenas fissuras, por onde passarão sujeiras e bactérias que o contaminarão ou farão apodrecer, causando riscos à saúde de quem o consumir. Evite até mesmo os pequenos impactos, pois muitas vezes a rachadura que fica é praticamente imperceptível.

 

Please reload

CATEGORIAS

Please reload

© 2016 por Shalon Propaganda. Todos direitos reservados a Rede Savegnago.