• Atendimento Savegnago

Você sabe como é feita a cerveja?


Cerveja, gelada, breja, suco de cevada… Não importa como você chama, o que não dá para negar é que é a queridinha de quase todos os brasileiros. Segundo pesquisas, em 2018, a bebida foi consumida em 63,4% dos domicílios do país.

Ela está presente na mesa de casa, no bar e em prateleiras de supermercados, mas você sabe como ela chega lá? Vamos dar uma (ou melhor, quatro) dicas: água, levedura, lúpulo e malte.

  • Levedura - Fungos ou micro-organismos responsáveis pela fermentação da cerveja;

  • Lúpulo - Uma flor que proporciona o aroma e amargor, além de ser seu conservante natural;

  • Malte - Se origina de cereais como trigo, cevada, milho, centeio e arroz.

O processo de fabricação é passado por sete etapas até que a cerveja fique da forma que conhecemos - e tanto adoramos!

  1. Maltagem - O processo dura cerca de oito dias para obter o malte, que é a base da cerveja. Os cereais são colocados em um tanque para serem umedecidos e germinarem. Depois, são torrados para que o amido presente no grão se transforme em açúcar;

  2. Mosturação - O malte é moído e adicionado à água quente para o preparo do mosto, que fica como um chá grosso e doce. Após cinco horas de cozimento, essa mistura vai para outro tanque, onde recebe os demais ingredientes da cerveja. O principal é o lúpulo.

  3. Fermentação - A levedura é acrescentada para transformar o açúcar em álcool. Nas cervejas de baixa fermentação, as leveduras vão para o fundo do tanque, a ação ocorre em temperaturas de até 12°C, já nas bebidas de alta fermentação, isso ocorre entre 15 e 14°C e na superfície do tanque.

  4. Maturação - Após a fermentação, a cerveja é resfriada a 0°C e entra na fase de maturação em que o líquido descansa e o sabor, corpo e aroma são definidos. O processo dura cerca de cinco dias.

  5. Filtragem - Depois da maturação, a cerveja já pode ser consumida, mas o líquido ainda contém partículas sólidas e, para serem eliminadas, ocorre o processo de filtragem.

  6. Envase - A etapa em que a cerveja é envasada em garrafas, latas ou barris. A cor âmbar da garrafa é importante para manter a conservação da bebida, pois a incidência da luz causa reações químicas que deixam o líquido com sabor desagradável.

  7. Pasteurização - A cerveja é aquecida a 60°C e resfriada rapidamente, sofrendo um choque térmico para estender seu prazo de validade.

Festival de cervejas do Savegnago

Depois de sobre esse líquido de ouro, dá vontade, né?! Então aproveite o Festival de Cervejas Savegnago para garantir sua bebida de qualidade e com preços ótimos.


51 visualizações

© 2016 por Shalon Propaganda. Todos direitos reservados a Rede Savegnago.