• Atendimento Savegnago

Confira 6 ideias de petiscos para acompanhar vinho


Muita gente gosta bastante de vinho, inclusive é uma das bebidas mais pedidas pelo brasileiro. Mas nem todo mundo sabe que existem alguns petiscos para acompanhar vinho que ajudam a melhorar a experiência de desfrutar de uma boa taça. Isso que vamos apresentar agora é o que se chama de harmonizar.

Ao harmonizar o vinho com um determinado alimento, os dois sabores se complementam, fazendo a experiência muito mais completa. Confira a lista de petiscos, tábuas de frios e aperitivos que vão harmonizar os sabores e te surpreender!

Petiscos para acompanhar vinho

A primeira coisa que precisamos saber sobre a harmonização de petiscos com vinho, é que cada vinho pede um tipo diferente de alimento e que a temperatura também influi diretamente na experiência. Por exemplo, quanto mais quente o vinho estiver, mais doce ele irá parecer ao paladar e mais forte será o sabor de álcool.

As dicas a seguir servem para buscar um equilíbrio, entre o sabor do vinho em sua temperatura ideal e o sabor do alimento que foi consumido.

Tábua de frios com vinho

A tábua de frios é um clássico para a apreciação e também entre os petiscos para acompanhar vinho. Principalmente pela variedade enorme de alimentos pelos quais ela pode ser composta. Aqui vamos falar principalmente sobre o vinho tinto, que combina mais quando servido na temperatura ambiente.

Queijos

O queijo é um elemento que não pode faltar na sua tábua de frios com vinho! Normalmente, é servido sem muito rodeios, apenas cortado em cubos e espetado com o palito. Para o vinho tinto, recomendamos queijos mais fortes, como o cheddar, o queijo prato e o provolone. Já, para o vinho branco, mais suave, o interessante também é o uso de queijos que acompanhem sua leveza, como a ricota, o queijo coalho e a mussarela de búfala.

Embutidos

Ao lado dos queijos, para tornar ainda mais prazerosa a sua degustação e mais rica a sua tábua de frios com vinho, vale a pena pensar em algumas opções de embutidos. Se o vinho escolhido for o tinto, prefira presunto, salsicha ou linguiça para a composição. Já com o vinho branco, um salame bem fatiado com certeza deixará sua experiência com petiscos para acompanhar vinho ainda mais especial.

Além de clássica, a tábua de frios é um dos melhores petiscos para acompanhar vinho e compartilhar com os amigos e família.

Pães

Não é atoa que pão e vinho têm uma simbologia histórica tão forte, pois desde a Roma Antiga, essa combinação faz parte da alimentação da humanidade. O importante para a escolha de um pão na hora de montar a sua tábua de frios com vinho, é saber que os sabores não podem se sobrepor, ou seja, o vinho deve complementar perfeitamente o pão.

O pão francês, o pão de centeio e o baguete são opções clássicas e certeiras para harmonizar com o vinho tinto. Já o vinho rosé é ótimo para combinar com pães saborosos, como os integrais feitos com 100% de trigo. Como esses pães têm o sabor um pouco mais marcante que outras receitas, o rosé é uma ótima alternativa para complementar a experiência, deixando-a equilibrada.

Se quiser surpreender um pouco mais, experimente o pão de azeitona com algum vinho tinto italiano. Por fim, caso a sua preferência seja por pães frutados, ou com nozes e castanhas, procure por um vinho com uma característica doce específica: feito com uma uva chamada Riesling. Essa uva é mais doce e fica perfeita com esses pães.

Porções

Além de ter muita variedade, as porções são um dos mais clássicos aperitivos para acompanhar vinho. Abaixo vamos falar das mais tradicionais, que servem como uma dica bacana para dias mais quentes ou frios.

Polenta frita

A polenta é uma porção querida no cotidiano do brasileiro, mas, ainda não somos tão acostumados a comer acompanhado de vinho. Experimente uma taça de vinho tinto com uma porção de polenta com queijo parmesão ralado por cima. Este pode se tornar um dos seus aperitivos favoritos!

Isca de peixe

Pequenas tiras de filé de peixe, temperadas com sal, limão, cebola, alho e salsa, junto com o vinho branco, são uma ótima pedida. Aliás, o peixe, por ser uma carne mais suave, ressalta o sabor do vinho branco, harmonizando de forma única.

Bolinhos de bacalhau

Assim como a isca de peixe, os bolinhos de bacalhau também harmonizam com o vinho branco. Se você for um grande fã de pimenta, experimente acrescentar um pouco de pimenta do reino, e os sabores ficarão excelentes.

Apesar das porções sempre remeterem a uma cervejinha, vale a pena experimentá-las como opções de petiscos para acompanhar vinho.

Frutos do mar

Se a sua ideia é fazer uma refeição mais requintada ou experimentar algo novo, existem alguns tipos de frutos do mar que também combinam com vinho branco e merecem menção por aqui. Sejam moluscos, como ostras, lula e polvo, ou crustáceos, como camarão, lagosta ou caranguejo, a harmonização dá super certo e fica extremamente requintada.

Porções diversas

Em alguns momentos, o legal mesmo é fazer aquelas conhecidas porções de bar. Além de ser mais descontraído, com certeza vai acaba agradando todo tipo de paladar, pois a variedade acaba sendo enorme: batata frita, polenta, anéis de cebola, torresmo, frango a passarinho, salgadinhos fritos...

Essas porções costumam ser um pouco mais gordurosas, então, para dar uma quebrada e uma diversificada no paladar, além de intensificar o sabor, a pedida para esses aperitivos com vinho, seria um bom espumante.

Espetinhos

As carnes também são boas opções de petiscos para acompanhar vinho. Apesar de serem mais lembradas na hora de preparar jantares mais elaborados, também podem ser utilizadas para criar opções deliciosa e práticas.

O segredo é pensar no conjunto da obra: as carnes e o vinho que vai acompanhá-las. Carnes vermelhas e mais gordurosas, pedem um vinho tinto mais suave. Ou, se a escolha for mais apimentada, um vinho branco mais leve irá equilibrar o sabor. As aves, assim como peixes e frutos do mar, também caem bem com um vinho branco, por terem a carne mais leve.

Não podemos deixar de mencionar as carnes de caça: cordeiro, javali, faisão e coelho, por exemplo, têm sabor mais forte se comparados às carnes vermelhas, e são até mesmo, mais salgadas. Logo, pedem vinhos mais estruturados, igualmente de sabor intenso, como um vinho tinto seco.

Bruschetta de tomate

A bruschetta é um prato simples de fazer e extremamente gostoso. É basicamente umas fatias de torrada de pão, cobertas por tomate temperado com alho, manjericão e bastante azeite que, além de dar gosto, ajuda no tempo de forno.

A bruschetta é um petisco que harmoniza com vinhos tintos mais potentes ou, vinhos com tonalidades de frutas vermelhas. Caso a receita seja feita com queijo mussarela, um vinho mais ácido pode ser a opção mais interessante, principalmente por casar com a parceria queijo com azeite.

Além de tradicional, a bruschetta é uma opção muito fácil de fazer para acompanhar um bom vinho.

Pastéis

A massa fina, leve e crocante dos pastéis, já sugere que o vinho que vamos selecionar aqui também terá leveza. Claro que o recheio do pastel interfere na escolha, mas não fará com que a opção desvie muito de um vinho tinto mais leve, ou mesmo o vinho branco.

Para o pastel de carne, por exemplo, a indicação é um vinho tinto leve que limpe a gordura e refresque, sobretudo se houver pimenta no tempero. Se o pastel for de pizza, um tinto italiano vai combinar com o orégano e a mistura entre presunto e queijo. Já, se o recheio for o tradicional de queijo, que é um pouco mais gorduroso, um vinho branco mais ácido passa a ser uma boa pedida. O mesmo conselho caberia para os pastéis de palmito.

E se na sua mesa tiver uma porção variada de pastéis? Neste caso, como teremos sabores diferentes à mão, um bom vinho rosé cumpre o papel muito bem. Ele é um ótimo meio termo que, se ainda estiver gelado em um dia quente, acaba se tornando a escolha mais acertada de todas.

Doces e sobremesas

Sim, doces também podem entrar na nossa lista de petiscos para acompanhar vinho, e trazer surpresas para o paladar. Por isso, separamos algumas opções da confeitaria comuns e fáceis de encontrar ou de fazer e que podem se tornar o ponto alto da sua noite quando combinados com um ótimo vinho.

Churros

O churros é um doce bem açucarado e pede um vinho que tenha bastante acidez, para quebrar o doce e não deixar tão enjoativo nem sobrepor sabores. Tanto o vinho tinto quanto o vinho branco têm opções mais ácidas e ambos são uma boa pedida para acompanhar o churros.

Brigadeiro Gourmet

Geralmente, o brigadeiro gourmet, é aquele feito com cacau, sendo por vezes bem menos doce do que o brigadeiro de festa. Mesmo assim, não deixa de ter um sabor intenso, devido ao cacau, a manteiga e o açúcar do leite condensado, por isso, para os sabores também combinarem, um vinho tinto mais intenso é a melhor pedida.

Cupcakes

O que conta aqui, no caso, é o recheio do cupcake! Se forem recheios mais doces, como doce de leite, brigadeiro ou chocolate, opte por um vinho mais intenso, porém, cupcakes mais leves, feitos de frutas, por exemplos, vão bem com vinhos mais suaves.

Nem só de salgados vive a harmonização. Por isso, os doces são uma boa opção de petiscos para acompanhar vinho.

Bônus: Pizza portuguesa

Pizza não é considerada exatamente um petiscos para comer com vinho, mas é um dos pratos mais recomendados para a harmonização e para quem não tem quer ter chance de errar. Afinal, além de ser um clássico da culinária italiana, também nos remete diretamente a um bom vinho tinto.

A pizza portuguesa é conhecida dos brasileiros e possui uma combinação de ingredientes (ovos, presuntos, tomate, cebola, azeitona e queijo) que se misturam de forma especial com o sabor do vinho, principalmente quando acompanhada de azeite.

Para trazer o formato do prato para mais perto da ideia de petiscos para acompanhar o vinho, corte a pizza em pequenos pedaços quadrados, assim fica mais fácil de comer com a mão e dividir com o restante da família.

Gostou das dicas? Se experimentar as combinações em casa, conta pra gente quais foram as que mais combinaram com o seu paladar, e se conhece um outro jeito simples de harmonizar o vinho, deixe nos comentários!

#vinho #petiscos

19,587 visualizações

© 2016 por Shalon Propaganda. Todos direitos reservados a Rede Savegnago.