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Nutriação: tudo sobre o Cajá


O cajá é uma fruta de casca lisa e fina. Seu caroço é volumoso porém leve e com espinhos - exigindo assim um cuidado extra se a fruta for consumida in natura.

De cor alaranjada ou vermelha, muito aromático e com sua polpa suculenta e sabor agridoce, o cajá é muito utilizado no preparo de refrescos, batidas, licores e sorvetes.

O cajá é um fruto originário da região tropical do continente americano. No Brasil adaptou-se bem às condições climáticas e é encontrado com facilidade no Norte e Nordeste Brasileiro. O período de safra é variável, no entanto, o período mais forte é durante o primeiro semestre do ano.

Benefícios do Cajá

  • Rico em vitaminas A, B e C;

  • Rico em minerais: cálcio, fósforo, ferro, ácido ascórbico e caroteno.

  • Com grande potencial antioxidante, o cajá auxilia no fortalecimento do sistema imunológico.

Dica: na hora da compra prefira as frutas com poucas manchas e de casca lisa! E para você se deliciar com esta fruta, segue uma receitinha de Mousse de Cajá.

Mousse de Cajá

Rendimento: 6 porções

Ingredientes

  • 10 cajás maduros;

  • 1 lata de leite condensado;

  • 400g de creme de leite;

  • 1 pacote de gelatina incolor;

  • 200 ml de água.

Modo de Preparo

  • Descasque os cajás e corte as frutas em pedaços. Em seguida, coloque no liquidificador a água e os cajás em pedaços. Bata até virar uma pasta. Peneire para retirar os bagaços.

  • Coloque o suco coado no liquidificador e bata por dois minutos com o leite condensado, o creme de leite e a gelatina dissolvida em 5 colheres de água.

  • Depois, coloque no recipiente desejado e leve à geladeira até ganhar consistência.

  • Decore como quiser.

Pronto, agora é só saborear!

Fonte: Receitas de Comidas

Projeto Nutriação

Nutricionista: Erika (CRN: 51228)

Loja atendida: 11 - Franca


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