• Atendimento Savegnago

Entenda as principais diferenças entre vinhos


Alguns momentos da vida realmente pedem um bom vinho! Seja uma comemoração, uma noite agradável com os amigos, um jantar romântico ou mesmo para relaxar sozinho depois de um dia cansativo. Por isso, é essencial saber as diferenças entre vinhos para entender qual vinho agrada mais o seu paladar. Mas será que existe tanta diferença assim entre os vinhos? Sim, mas nós vamos te explicar!

Além das cores, como tinto, rosé e branco, há vinhos famosos pelo aroma mais marcante, outros pelo sabor mais encorpado, alguns por serem doces, enquanto outros em você encontra uma famosa acidez.

Quer entender melhor? Confira o nosso post e saiba mais sobre cada um dos tipos de vinho!

Entenda as diferenças entre vinhos

As diferenças entre vinhos podem ter a ver com vários fatores, como por exemplo o teor alcoólico, a produção e a coloração da bebida. Algumas dessas diferenças são bastante conhecidas, como por exemplo a distinção entre vinho seco e vinho suave ou entre vinho tinto e vinho branco.

Outra diferença entre vinhos que recebe bastante atenção é o tipo de uva utilizado em sua produção.

Entender essas diferenças entre tipos de vinho é essencial para quem quer saber como escolher a bebida ideal de acordo com o seu gosto, ou mesmo para quem quer harmonizar com receitas.

Fizemos uma lista para que você não tenha mais dúvidas e saiba quais vinhos vão te agradar mais na hora de escolher uma boa garrafa. Confira:

Quais os tipos de vinho?

Você já sabe que as diferenças entre vinhos começam do básico: no sabor. Como dissemos, há vinhos mais doces e outros mais azedos. Alguns até são recomendados tomar quente, enquanto outros ficam melhores bem gelados! Veja quais as características dos principais tipos de vinho:

  • Vinho seco: esse tipo se diferencia pelo baixo teor de açúcar;

  • Vinho suave: elaborado com uvas comuns, é um dos vinhos mais doces;

  • Vinho doce: um dos mais sofisticados, é o ideal para acompanhar sobremesas;

  • Vinho branco: com um sabor frutado, esse geralmente é servido gelado;

  • Vinho tinto: um dos mais tradicionais, onde a uva confere muito sabor e cor.

Além das diferenças entre vinhos, conheça também as variedades presentes em cada um desses tipos:

Tipos de vinho seco

Antes de falarmos sobre os tipos de vinho seco, vale saber porque ele leva esse nome: este vinho possui baixíssimo teor de açúcar. A níveis mais exatos, o vinho seco possui 4g de açúcar por litro, enquanto outros contêm 20g ou mais.

Por ter um sabor considerado um pouco mais difícil para quem não é acostumado, recomendamos tinto leve ou branco frutado, por serem os tipos mais delicados.

É importante entender as diferenças entre vinhos para descobrir qual combina mais com seu paladar.

Tipos de vinho suave

Aqui não há mistério. Para quem está começando no universo dos vinhos e tem vontade de experimentar para entender mais, recomenda-se qualquer um dos tipos de vinho suave.

Eles são mais doces, fáceis de beber e com pouca acidez. Quando servidos com alguma sobremesa e em temperatura gelada, agradam todo mundo!

Tipos de vinho doce

Pode ser confundido com o suave, mas as diferenças entre vinhos doces e suaves é simples: todo açúcar dos vinho doces vêm das uvas! Isso é feito a partir de um complicado processo de fabricação, onde se busca reter o máximo da glicose das frutas.

São vinhos mais doces do que o suave, então a recomendação é que ele seja apreciado devagar, para que seja possível sentir o sabor tão característico dele.

Tipos de vinho branco

Um dos mais queridos por todos. O vinho branco é feito por uvas brancas ou por uvas roxas sem a casca – para que a pigmentação não entre em contato com o líquido.

Os vinhos brancos costumam ter leveza e frescor extremamente característicos, o que faz com que sejam muito apreciados, principalmente quando tomados gelados em um dia quente.

Confira os principais tipos e as diferenças entre vinhos brancos e decida qual agrada mais o seu paladar:

Vinho branco aromático

Como o nome já sugere, esse vinho possui um aroma intenso de fruta doce, por utilizar apenas as uvas mais maduras.

Vinho branco leve e refrescante

É ideal para ser servido gelado. O vinho leve e refrescante possui um marcante aroma de frutas cítricas.

Vinho branco encorpado

As principais diferenças entre vinhos encorpados está em sua menor acidez. Geralmente é colocado para envelhecer em barris de carvalho, a fim de salientar seu aroma e sabor.

Vinho branco espumante

Muito confundido com champanhe. Possível de ser encontrado com algumas das características anteriores, este espumante também conta com a adição de bolhas que o tornam único.

Tipos de vinho tinto

Apesar das diferenças entre vinhos, o tinto sempre acaba sendo o mais conhecido ao redor do mundo. Assim como o vinho branco, o vinho tinto conta uma grande variedade de opções, as quais separamos em três tipos, para ficar mais fácil na hora da sua escolha:

Vinho tinto encorpado

Esse é o mais famoso e mais característico vinho tinto. Seu sabor é mais forte e seu teor alcoólico é maior.

Vinho tinto corpo leve

Ao contrário do encorpado, este vinho é menos ácido. As diferenças entre vinhos leves estão, principalmente, em seu sabor e estrutura mais suave, sendo uma ótima combinação para pratos que acompanhem essa harmonia de sabor sutil.

Vinho tinto de corpo médio

Este é um meio termo entre os dois tipos acima. É para quem procura acidez e sabor mais concentrado, mas não tão fortes.

A uva escolhida na hora do processo de fabricação é o que define as diferenças entre vinhos, pois alteram seu aroma, cor e sabor.

Tipos de uvas para vinho

Além das diferenças entre vinhos e tipos de vinhos, também existe diferenças entre os tipos de uvas utilizadas em cada um dos processos de fabricação.

Algumas uvas são mais encorpadas e deixam o sabor forte da fruta, outras são leves e outras ainda têm uma pigmentação tão forte em sua casca, que deixam o vinho com uma cor mais escura.

Os tipos de uvas para vinho merecem um destaque a mais. Afinal, cada uma delas têm características que fazem do seu sabor único e que interferem diretamente com a escolha da garrafa que você fizer.

Confira a lista que salienta os principais tipos de uvas e em quais vinhos elas são utilizadas:

  • Cabernet Sauvignon: ideal para sabores densos, é mais utilizada em vinhos tintos;

  • Malbec: entrega sabor macio e aromático, combinando bem com carnes vermelhas;

  • Merlot: utilizada para fazer vinhos leves e fáceis de consumir;

  • Chardonnay: com sabor e aroma marcante, é perfeita para vinhos brancos;

  • Sauvignon Blanc: utilizada para vinhos brancos refrescantes que são servidos gelados.

Como podemos ver, as diferenças entre vinhos é realmente grande! Esperamos que essas dicas ajudem na hora da sua escolha. Vale a pena pensar nos alimentos que vão acompanhar cada tipo de vinho e, claro, no paladar dos que irão desfrutar.

Mas lembre-se: o que trouxemos por aqui são conselhos, recomendações e características de cada um dos tipos de vinho. A maior regra de todas é você encontrar o vinho que melhor funcione com seus gostos e modo de vida!

#vinho #tiposdevinho

71 visualizações

© 2016 por Shalon Propaganda. Todos direitos reservados a Rede Savegnago.