• Atendimento Savegnago

É melhor café no coador de pano ou no filtro de papel?


Café é uma mistura de arte com amor. Vira e mexe passamos por aqueles dias em que só mesmo um bom café é que nos dá disposição para seguir com a rotina corrida e com todos os nossos afazeres. Por esse motivo, o cheirinho de café no coador de pano é um dos mais famosos da família brasileira. Além de ser um dos produtos mais utilizados por aqui, ele também trabalha nossa memória afetiva com seu cheiro único, e nos transporta para outro lugar.

Se você é daquelas pessoas que vive dizendo por aí que não tem cheiro melhor do que o da casa de vó (ou mãe) quando o café está na mesa pela manhã ou no finzinho da tarde, deve saber também que na maioria das vezes, esse café tão característico era feito no coador de pano. Essa é uma questão que gera algumas dúvidas: para alcançar o café perfeito, qual método é melhor?

A verdade é que existem muitas formas de fazer um café. E claro que o mais importante é levar em conta o paladar de cada um. Primeiro, é importante falar que sim, escolher entre o café no coador de pano ou o filtro de papel faz bastante diferença! O coador de papel pode ser mais prático e mais fácil de usar, mas, além de não ser econômico, o café passado no filtro de papel perde boa parte dos óleos essenciais, deixando a bebida bem ralinha, com menos aroma e o sabor tão característico.

Já o café no coador de pano, é encorpado, com sabor mais forte e carrega aquele aroma que tanto se comenta. Não é atoa que é o favorito dos brasileiros! Apesar disso, ele requer alguns cuidados.

Se a forma escolhida de fazer seu café é no coador de pano ou no filtro de papel, descubra quais os principais ponto para atingir o melhor sabor da bebida!

Cuidados para o café no coador de pano

Uma das coisas mais importantes para o seu café no coador de pano é o material. Se você está na dúvida de qual comprar, atente-se se ele tem 100% algodão. Esse tecido não deixa resíduos e é o menos poroso possível.

Dica importante: se for comprar um novo coador de pano para fazer seu café, antes de utilizar pela primeira vez, coloque-o para ferver numa panela com a borra do café. Isso vai impedir que o gosto do tecido altere o sabor da bebida.

Cuidados higiênicos também são importantes para o café no coador de pano! Para garantir que o coador não acumule bactérias e dure por mais tempo, lembre-se de não lavá-lo com detergente, apenas com água quente. E, na hora de guardá-lo, o mais recomendado é um recipiente com água dentro da geladeira. Mas, mesmo assim, para quem faz café todos os dias, é recomendado que o coador seja trocado todo mês.

Como fazer o café perfeito em qualquer coador

Agora que você escolheu o seu filtro 100% algodão, para o seu café no coador de pano, ou optou pela sua marca favorita de filtro de papel, separamos outras dicas que podem ajudar na busca de como fazer o café perfeito. Na hora de fazer o café, todo detalhe importa. E é sobre alguns desses detalhes que vamos conversar agora:

Lembre sempre de usar água filtrada

Além dos motivos de saúde, a água filtrada (ou mineral) está livre de algumas coisas que podem acabar interferindo no sabor do café. Cloro, calcário e flúor em um volume um pouco alto podem acabar reagindo com o ingrediente e mudando bastante o produto final. Então, sempre que for possível não usar água da torneira, melhor.

Não ferva a água

A melhor temperatura para o café é no momento em que a água começar a borbulhar. Se ferver demais, ao invés de intensificar o sabor, como é dito geralmente na cultura popular, é mais provável que o café acabe queimando e que fique muito mais amargo. Mas, se você estiver de olho na água e despejá-la assim que começar a borbulhar, com certeza terá uma bebida muito mais saborosa!

Só de olhar para a foto parece que já dá para sentir aquele cheirinho de café no ar, né? Seguindo nossas dicas, seja no coador de pano ou filtro de papel, dá pra ter o melhor resultado com a bebida!

Despeje a água de forma correta

O mais importante dessa dica é que se você demorar mais do que 5 minutos para fazer toda a água passar pelo coador, o café irá ficar muito mais amargo. Então não pode ser muito rápido, nem muito devagar. O conselho é que a água seja colocada num fio contínuo até acabar. E sem mexer ou espalhar pelo coador de pano.

Dica extra: está usando o filtro de papel ao invés do coador de pano? Escalde ele com um pouco de água quente antes de usar, isso também evita que o café acabe com gosto do produto e faz com que seu sabor seja melhor aproveitado.

A medida certa para fazer o café

Depois de muito tempo fazendo café, a gente começa a colocar as medidas na base do famoso ‘olhometro’. O que pode funcionar, mas também pode dar errado. A proporção ideal é 10% de café em relação ao tanto de água. Sendo assim, por exemplo, em 200ml de água, seria ideal utilizar 20g de café.

Claro que isso tem muito a ver com o gosto pessoal, então, a tentativa e erro sempre funciona muito bem para definir a quantia ideal para você. Se tiver visitas em casa e não tiver certeza de sua preferência, experimente essa dica e veja o que o pessoal acha!

Conheça os tipos de grãos e qual te agrada mais

O tipo de grão que você for utilizar faz toda a diferença para encontrar a fórmula certa de como fazer o café perfeito. Geralmente, utilizamos apenas 2 tipos de grãos: o Arábica e o Robusta. A diferença entre eles varia muito entre cultivo, formas de plantação, aroma e sabor.

O Arábica é o que bebemos de forma mais tradicional, com aquele aroma tão marcante e uma taxa de cafeína mais baixa. Já o Robusta é utilizado mais em cafeterias, e pode se tornar uma opção diferente para você experimentar, pois carrega algumas notas mais amargas.

Escolha um bom pó de café

Muitos fãs de café acabam comprando o próprio moedor e optam pelo grão moído na hora de fazer seu café. Caso esse investimento não faça parte dos seus planos, é possível pensar no pó de café mais fresco, ou entender um pouco mais do que dizem as embalagens.

Se você é do tipo que chega até as prateleiras e fica um pouco perdido, leia as embalagens e procure por um que tenha o selo de pureza e qualidade da ABIC, garantindo uma opção com ótima procedência.

Seja um café feito no coador de pano ou no filtro de papel, é importante escolher um bom pó para garantir a melhor experiência!

O recipiente também importa

Depois de ter feito o seu café no coador de pano ou no filtro de papel, e passado por todos os processos, é chegada a hora de experimentar! Seja cuidadoso, xícaras de porcelana ou canecas de alumínio são muito melhores do que copos de vidro, pois nelas o café fica quente por mais tempo.

Experimente todos os tipos e pergunte

Cada tipo de café tem sua particularidade. Uma das coisas mais legais é você poder experimentar e perguntar. E não precisa ser apenas em cafeterias ou padarias, muitas pessoas têm uma receita de família de como fazer o café perfeito. Pergunte e troque experiências.

O café fica melhor com o seu toque especial

Como toda boa receita que atravessa gerações, o café é bem versátil e pode ser passado e consumido de diversas maneiras. Outros debates surgem com o passar dos anos, como se devemos ou não adoçar, café com leite ou puro, ou mesmo se o café em drinks gelados cai bem.

No fim das contas, é muito mais uma questão pessoal que diz o que é melhor para a bebida.

E você, como prefere o seu café? Conte aqui nos comentários se você faz café no coador de pano, no filtro de papel ou mesmo se utiliza uma outra técnica para fazer o seu café perfeito!

#café

30 visualizações

© 2016 por Shalon Propaganda. Todos direitos reservados a Rede Savegnago.