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Benefícios do consumo de peixe


Olá gente, hoje a Nutri trás a vocês algumas informações e dicas importantes sobre o consumo de pescados.

Vocês sabiam que o peixe é considerado o principal alimento do grupo dos pescados e o mais consumido no país!? E ainda existem diversas espécies tanto de água salgada quanto de água doce.

Os peixes apresentam uma carne branca e com gosto característico do habitat natural. É uma importante fonte de proteína e pode ser usada em substituição as carnes vermelhas.

É considerado mais saudável, por apresentar baixa quantidade de gorduras saturadas na sua composição. O peixe pode ser consumido de diversas formas como: crú, assado, grelhado, ensopados (moquecas), frito, além de ser ótimo como entrada, prato principal e guarnições.

Devido ao seu sabor suave, o conselho é usar e abusar dos temperinhos, só não exagere no sal!

Segundo o nosso Guia Alimentar, que visa a promoção da Alimentação Saudável, o consumo ideal desse alimento seria de 2 porções médias semanais e pra quem já come, continue assim...

Uma coisa é certa, a oferta de peixe vem crescendo no favoritismo da população brasileira, principalmente para aqueles que buscam, através de bons hábitos alimentares, o aumento da qualidade de vida, longevidade e prevenção de doenças.

Listamos alguns benefícios para vocês verem o quanto é vantajoso o seu consumo, entre eles:

  • Proteína de Alto Valor Biológico (AVB) e de rápida digestão.

  • Rico em Ácidos Graxos poli-insaturados como o Ômega-3 e Ômega-6, que são essenciais ao nosso organismo porém não os produzimos e, por essa razão, devemos buscá-los diretamente nas fontes alimentares.

  • Fonte de Vitaminas A, C, D, B1, B2, e Ácido Fólico

  • Apresenta Minerais importantes como: Fósforo, Cálcio, Ferro e, em alguns casos como os peixes de água salgada, o Iodo.

  • Baixa quantidade de gorduras saturadas - se compararmos com a carne vermelha.

Dicas úteis na hora de comprar peixes

  • Frescos: com as pontas dos dedos, puxe as escamas. Se as mesmas saírem do couro sem maiores dificuldades, já é um indicador de deterioração.

  • Congelados: tome cuidado principalmente com o armazenamento. As embalagens devem estar íntegras e sem a presença de Cristais de Gelo. Esses indicam descongelamento e recongelamento.

  • Secos: devem estar em local seco, sem presença de poeiras e protegidos de mofos e insetos. Não devem apresentar manchas escuras e amolecimento. Faça o dessalgue de forma segura, em geladeira e no mínimo com 12 horas de antecedência ao consumo.

  • Enlatados: no geral, tem as suas qualidades nutricionais preservadas igual ao fresco. Fique de olho no prazo de validade e conservação da lata. Desprezar as latas amassadas.

Curiosidade

Uma pergunta muito frequente é... devemos consumir peixes conservados em água ou óleo!?

Resposta: em óleo é a melhor opção! Porque o meio oleoso (gordura) simplesmente bloqueia o risco de contaminação, não somente do peixe que pode apresentar o mercúrio mas como também da lata feita de alumínio. Ambos metais são atraídos pelo óleo e, por esse motivo, antes de consumí-los, despreze o óleo e use somente o peixe.

Dicas para o consumo de peixes crus

Com o atual crescimento no consumo de sushis, sashimis e cerviches, alguns cuidados devem ser considerados, principalmente quando se trata de um alimento que não passará pelas altas temperaturas e, consequentemente, podem ser consumidos contaminados por parasitoses e bactérias. Podem causar severos danos ao sistema digestório através de intoxicações e infecções alimentares. Como prevenção, o peixe deverá passar pelo processo de congelamento por 7 dias antes do consumo.

Dica da Nutri

  1. Faça a escolha de um restaurante que lhe inspire confiança tanto em limpeza quanto em serviços, e de alta rotatividade. Nada de sair comendo em qualquer lugar!

  2. Todo peixe deve ser fresco e servidos “geladinhos”, atestando que antes de servidos, estavam sob refrigeração.

  3. Evite pedidos à domicílio, pois durante o percurso o alimento pode ser contaminado. O ideal é comê-lo logo após o seu preparo.

  4. A última e mais importante, fique de pé atrás com os rodízios e promoções extremamente baratos, pois matéria prima de boa qualidade custa caro!

Projeto Nutriação

Nutricionista: Rafaella Curvo Cartolano

CRN: 14476

Loja atendida: 20 - Ribeirão Preto


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