• Atendimento Savegnago

Dicas Nutriação: fator de proteção solar


Você sabia que a exposição ao sol por pelo menos 15 a 30 minutos por dia (antes das 10h da manhã e após às 16h da tarde, é claro) faz muito bem para a saúde do nosso organismo? Pois é!

Além de ajudar na produção de vitamina D (algo essencial para diversas atividades do nosso corpo), também é importante para estimular a produção de melanina, aumentar a sensação de bem estar e claro, prevenir muitas doenças.

Apesar de benéfico, é válido lembrar da importância do uso do protetor solar toda vez que se expor ao sol - para que sua pele não sofra com os efeitos do envelhecimento precoce.

No post de hoje, falaremos um pouco mais sobre o fator de proteção solar e como ele funciona em nossa pele. Confira!

Mas afinal, o que é o fator de proteção solar?

O Fator de Proteção Solar, ou simplesmente FPS, é o número que indica o nível de proteção de um dado protetor solar contra os raios ultravioletas (UV).

No geral, podemos dizer que o FPS adequado é determinado pela quantidade de tempo que a pele de cada pessoa consegue se proteger.

Fator de proteção solar: qual é a indicação?

A tonalidade da pele é um dos fatores que mais influencia na incidência do sol sobre a mesma - ocasionando danos que vão dos mais leves até os mais rigorosos.

Para os casos de grande exposição, como na praia e na piscina, é indicado usar protetores com fator solar acima de 30 - pois ajuda a manter a pele protegida dos raios UV.

Também é legal verificar a presença de PPD (uma abreviação do termo em inglês “Persistent Pigment Darkening”, que em livre tradução seria “Escurecimento Persistente do Pigmento”) no protetor solar. Essa é outra forma de medir a proteção dos raios UVA responsáveis pelo escurecimento da pele após a exposição solar.

A definição do PPD é feita através de cruzes (+), por isso, na hora de comprar, o ideal é que o seu protetor solar tenha 3 cruzes (+++).

Para garantir uma proteção ainda mais intensa, o ideal é que cada tonalidade de pele conte com um fator de proteção e PPD diferentes:

Pele clara: FPS 50 e PPD +++

Pele média: FPS 40 e PPD ++/+++

Pele escura: FPS 30 e PPD + ou PPD +/++

Lembre-se!

Ao escolher o fator de proteção, você deve considerar os seguintes critérios:

Quanto tempo quer ficar ao sol;

Qual o seu tipo de pele;

Onde/Quando está ao sol.

Aqui no Savegnago você encontra protetor solar de diversos fatores para aproveitar o verão sem se queimar!


13 visualizações

© 2016 por Shalon Propaganda. Todos direitos reservados a Rede Savegnago.