• Atendimento Savegnago

Dicas Nutriação: como preparar legumes e vegetais


Terça é dia de fazer a feira aqui no Savegnago! Variadas ofertas em frutas, verduras e legumes para você aproveitar e levar muito mais saúde para a sua mesa.

As dicas da Nutriação, em parceria com o Savegnago, vão te mostrar qual a melhor forma de preparar legumes e vegetais para fazer suas refeições sem perder os benefícios destes alimentos. Confira!

Vegetais crus ou cozidos?

Sempre ouvimos falar que é melhor consumir vegetais crus ao invés de cozidos. No entanto, você sabia que o organismo absorve melhor alguns alimentos quando submetidos ao calor?

Pois é! Veja algumas especificidades dos principais vegetais consumidos:

  • Tomate: o calor faz com que o licopeno - substância que dá o tom avermelhado e tem uma potente ação antioxidante - seja absorvido de maneira mais eficiente pelo corpo.

  • Cenoura: quando a cenoura é cozida, é a vez do carotenóide ser muito melhor aproveitado pelo organismo. Esse componente é excelente para a pele e para o cabelo.

  • Espinafre: ao cozinhar o espinafre, o teor de oxalato e taninos são reduzidos em quantidades consideráveis. Essas substâncias interferem diretamente na absorção de nutrientes como ferro, cálcio, zinco e fósforo.

  • Brócolis: já o brócolis, quando consumido cru ou minimamente cozido, concentra mais glicosinolatos, capazes de prevenir o câncer, atuar como antioxidante e auxiliar nos processos de destoxificação.

  • Beterraba: quando crua, apresenta mais nitrato, substância que ajuda no desempenho do exercício; cozida, concentra mais flavonoides (antioxidante capaz de desintoxicar o organismo).

Qual a melhor saída para aproveitar ao máximo o nutriente desses alimentos?

A dica da Nutri é: varie o consumo de vegetais entre crus e cozidos de acordo com as dicas acima. Assim, você aproveita ao máximo o benefício de cada um deles!

No caso da cenoura e do espinafre, prefira o cozimento al dente e no vapor. O tomate, por sua vez, deve ser sem casca e sem semente, por no mínimo 15 minutos. Adicione um pouco de gordura como azeite de oliva.

Outra dica muito importante é lembrar sempre de preferir legumes da época, de produtores locais e preferencialmente orgânicos!

Aqui no Savegnago você encontra uma seleção incrível de vegetais e legumes para variar o quanto quiser e fazer sua refeição mais atrativa e nutritiva. Vem pra cá!

#alimentosorgânicos #façaafeira #legumes #vegetais

14 visualizações

© 2016 por Shalon Propaganda. Todos direitos reservados a Rede Savegnago.