• Atendimento Savegnago

Dicas de harmonização de cerveja


Você já deve ter visto alguma coisa sobre harmonização de vinhos, certo?! Mas… E sobre harmonização de cerveja?

Trata-se de uma experiência deliciosa que proporciona a combinação de tipos de cerveja com alguns alimentos, sem sobrepor a essência do paladar de um ou do outro.

Algumas particularidades da cerveja como a carbonatação (presença do gás carbônico), que “prepara” o palato para a degustação, e o lúpulo, como um estimulante de apetite devido ao seu amargor, despertam sabores únicos e incríveis para nós, apreciadores de boas combinações.

Separamos alguns tipos de cerveja aliados à receitas incríveis para você impressionar naquele jantar especial — e tornar-se um dos “restaurantes” preferidos da galera.

Cerveja Pilsen

A cerveja Pilsen tem como principal característica sua leveza. Portanto, o ideal é combinar com pratos que também tenham essas particularidades para que o sabor da bebida não seja totalmente mascarado.

Elas são ótimas opções para acompanhar alguns tipos de queijo (os mais leves), e azeitonas, pastéis e demais petiscos como castanhas, amendoins e amêndoas. Evite alimentos muito gordurosos ou que levem em seu preparo temperos que acentuam demais o sabor da comida.

Alguns frutos do mar também harmonizam perfeitamente com a cerveja Pilsen, sendo eles: camarão, lula, lagosta e peixes cozidos com temperos sutis.

Cerveja IPA

A cerveja IPA - Indian Pale Ale - apresenta alta quantidade de lúpulo, o que influencia diretamente em seu amargor. Essa particularidade permite a harmonização com alimentos mais temperados.

Podemos destacar também carnes mais gordurosas e pratos de sabor mais marcantes como pimentões recheados e alimentos mais “pesados”, como as pizzas também. A IPA pode ajudar a limpar o paladar, o que é perfeito para esse tipo de refeição.

Cerveja Weiss

A harmonização de cerveja Weiss - de trigo - exige um pouquinho mais de atenção, visto que é uma bebida muito mais encorpada.

Exatamente por isso, os alimentos que melhor combinam com esse tipo de cerveja são aqueles cujos temperos não marquem tanta presença, permitindo degustar o sabor da harmonização.

Cerveja Amber Lager

Esse é o tipo de cerveja com maior versatilidade de harmonização. Carnes assadas, grelhadas e fritas; churrasco, peixes — são inúmeras opções de pratos de acordo com a quantidade de malte e lúpulo apresentada por cada variedade.

Uma das maiores recomendações para harmonização é com hambúrgueres artesanais — há quem diga que combinação igual não existe!

A desculpa perfeita para criar novas harmonizações de cerveja

Viu quantas ideias e combinações a gente pode fazer entre cervejas e pratos deliciosos? Mas vale a pena lembrar que essas são apenas sugestões!

Você pode deixar sua criatividade fluir e ter a desculpa perfeita para reunir os amigos e, juntos, criarem novas harmonizações de cerveja. Afinal, para chegarmos à essas dicas, foram feitas váaaaarias degustações de cervejas, receitas, churrascos e muita diversão entre pessoas queridas.

Para isso, você pode contar com todas as vantagens Savegnago para comprar tudo aquilo que precisa para suas criações. E se surgir alguma harmonização que o mundo inteirinho precisa saber, conta pra gente, nós vamos adorar saber!

#cerveja #tiposdecerveja #receitas

72 visualizações

© 2016 por Shalon Propaganda. Todos direitos reservados a Rede Savegnago.