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Os benefícios de incluir fibras na dieta


Ter uma dieta rica em fibras faz o seu intestino funcionar melhor. Mas, não é só este benefício que esses alimentos trazem para nossa saúde. Abaixo, descubra todas as outras vantagens.

O consumo de fibras diariamente traz uma série de benefícios para nossa saúde:

  • Reduz o colesterol total.

  • Ajuda a controlar a glicemia.

  • Bom funcionamento intestinal.

  • Previne o aparecimento de câncer intestinal.

  • Proporciona sensação de saciedade.

  • Auxilia a controlar o peso.

  1. Teste novas receitas com ervilhas, feijões, lentilha e arroz integral.

  2. Coma farinha de aveia ou farelo de cereais no café da manhã. Escolha pães, cereais e bolachas que contenham farinha integral como ingrediente mais importante.

  3. As fibras devem ser incluídas na dieta gradativamente para evitar sensação de inchaço ou dores causadas por gases.

  4. A menos que seja contraindicado no seu caso, tome de 6 a 8 copos de água por dia para ajudar no trânsito intestinal.

  5. Se você come farelo de trigo para manter seu intestino funcionando, comece por 1 colher (chá) por refeição, aumentando para 2 a 4 colheres (sopa) ao dia.

  6. Prefira alimentos não processados. A maioria desses produtos tem suas fibras removidas.

  7. Fique de olho nas informações dos rótulos dos alimentos. Boas fontes de fibra possuem pelo menos 10% da quantidade diária necessária.

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