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Lactobacilos e os benefícios para saúde


Saudável, saboroso e nutritivo, o leite fermentado é ideal para consumido diariamente e deixar seu corpo no ritmo. Os principais microrganismos usados na produção de leites fermentados (ou iogurtes) probióticos (bactérias benéficas que melhoram a saúde do intestino facilitando a digestão e a absorção de nutrientes) pertencem aos gêneros Lactobacillus e Bifidobacterium - bactérias gram-positivas.

Nossa flora intestinal é composta por um equilíbrio desses bichinhos, bons e maus. Ou seja, temos um conjunto de bactérias que, quando estão equilibradas, não causam problemas à saúde, caso contrário podem provocar doenças. Podemos dizer que os micro-organismos considerados bons (lactobacilos ou probióticos) devem ser maioria no intestino.

A composição de ácidos graxos e a presença de biopeptídeos ativos no trato gastrintestinal após consumo de probióticos também são objeto de diversos estudos relacionados a leites fermentados. Os probióticos são cada vez mais incorporados a uma série de alimentos. Os alimentos fermentados são reconhecidos como os principais transportadores de probióticos, que conferem os melhores efeitos quando consumidos.

Probióticos X Antibióticos

Os probióticos são microrganismos vivos que, ao serem ingeridos, beneficiam o organismo porque atuam sobre o equilíbrio bacteriano intestinal. O termo probiótico deriva do grego e significa “pró-vida”, sendo o antônimo de antibiótico, que significa “contra a vida”.

Lactobacilos no intestino

O intestino preguiçoso é uma das principais queixas gastrointestinais registradas. Há diversos motivos que contribuem para que o intestino não funcione de maneira correta como a idade, sedentarismo, alimentação inadequada, estresse, entre outros.

É importante procurar orientação médica e seguir hábitos de vida saudáveis como a ingestão de frutas, fibras e verduras, incluindo os lactobacilos, além de manter a prática de exercícios físicos e a adequada ingestão de água. Durante a fermentação da bebida, ocorre a quebra de proteínas, de gorduras e da lactose. Pessoas com deficiência na digestão desses compostos podem ser favorecidas com o consumo do leite fermentado. Além disso, cada organismo tem seu próprio ritmo e a ida ao banheiro vai depender do próprio sistema digestivo, da alimentação e do estilo de vida.

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