• Atendimento Savegnago

Cinco dicas para limpar o tapete em casa


O tapete sempre deixa os espaços mais bonitos e aconchegantes. Mas nem sempre é tão fácil assim de limpá-lo. Abaixo, você encontra algumas dicas para facilitar a sua vida na hora da faxina. Confira!

Com que frequência o tapete deve ser limpo?

A limpeza de tapetes deve ser incluída na lista de tarefas semanais, principalmente se ele estiver sujeito a uso constante. A limpeza com aspirador de pó deve ser feita semanalmente, mas tapetes pouco usados podem ser limpos uma vez a cada duas semanas.

Já a limpeza de marcas e manchas deve ser feita imediatamente após a ocorrência. Isso porque é mais fácil limpar manchas frescas, antes que elas tenham tempo de secar e aderir às fibras. Outra ideia é fazer uma limpeza completa dos tapetes e trocá-los de lugar uma vez por semestre para que sejam menos desgastados com a frequência de uso.

Removedor de manchas

Para retirar manchas recém-feitas, que ainda não secaram, é mais indicado o uso do bicarbonato de sódio ou água oxigenada. Basta aplicá-los sobre a mancha, aguardar alguns minutos e retirar com um papel seco, sem esfregar.

Vinagre e detergente

Um dos usos caseiros do vinagre se deve a sua capacidade de higienizar e remover manchas. Basta misturar água morna com detergente neutro e vinagre e aplicar sobre o tecido encardido. Depois de alguns minutos, limpe com um pano e deixe secar naturalmente.

Lavagem a seco em casa

A dica é boa especialmente para quem não espaço para lavar e secar tapetes grandes. Para fazer uma lavagem a seco, misture, em proporções iguais, bicarbonato de sódio e amido de milho, que irão sugar a sujeira das fibras do tapete.

Para deixar um aroma mais marcante, você pode acrescentar folhas secas de canela, lavanda ou cravo. Aplique a mistura sobre o tapete inteiro e deixe agir por 30 minutos. Depois, é só limpar com um aspirador de pó.


83 visualizações

© 2016 por Shalon Propaganda. Todos direitos reservados a Rede Savegnago.