• Atendimento Savegnago

Festas de fim de ano: como organizar os talheres à mesa


Quase todo mundo tem dúvidas sobre como montar uma linda mesa para uma ocasião especial. Onde colocar os talheres e como usá-los? Seguindo algumas dicas do Blog do Savegnago, fica fácil e causa uma boa impressão aos convidados. Confira, abaixo!

Facas, garfos e colheres são os talheres utilizados nas refeições principais. Devem sempre estarem posicionados ao lado do prato, de fora para dentro, na ordem de serviço dos pratos. Os talheres mais longe do prato serão utilizados primeiro. Geralmente, os garfos ficam à esquerda e as facas e colheres à direita.

Os talheres de sobremesa geralmente são colocados na mesa, na parte superior e em cima dos pratos. A colher e o garfo devem ficar virados para a esquerda e a faca, para a direita.

Em um restaurante, os garçons profissionais interpretam sinais por meio dos talheres, como por exemplo, quando você já terminou sua refeição ou quando está apenas dando uma pausa. Além disso, nunca é demais ter boas maneiras à mesa. Por isso, algumas dicas também devem ser levadas em consideração.

  • Descanse sempre os talheres dentro do prato. Nenhuma parte deles encosta-se à mesa enquanto você for usar o guardanapo ou beber água.

  • Uso a mão direita para cortar e a esquerda para levar os alimentos à boca

  • Ao terminar a refeição, inverta a posição dos talheres, deixando garfo e faca alinhados do lado direito. A serra da faca deve estar sempre para dentro e o garfo embaixo da faca.

  • Se não usar algum talher, deixe-os na posição de origem.

  • Aperitivos, canapés e pães devem ser cortados e comidos com a mão. Dispense os talheres nessa hora.

#talheres #organizaçãodemesa #organizaçãodefestas #dicas #etiqueta #dicasdeetiqueta

105 visualizações

© 2016 por Shalon Propaganda. Todos direitos reservados a Rede Savegnago.